sexta-feira, 6 de maio de 2016

10 Princípios Para uma Leitura Eficaz da Bíblia



1. Ler todos os duas e retirar uma mensagem do texto para sua vida naquele dia. 

É importante saber que o alvo de sua leitura é você mesmo. A mensagem deve ser direcionada ao seu coração, a sua vida, aos seus erros e jamais aos outros.
Por favor, não leia  a Bíblia pensando em ter base para acusar os outros. Para se sentir superior aos seus irmãos. Cada um chega até a Bíblia no seu tempo.

2. Reconhecer características da pessoa de Deus revelado na Bíblia. 

A Bíblia nos revela e nos fala sobre Deus e é nisto que você deve está centrado, em buscar conhecê-Lo.

3. Apresse-se e arrependa-se. 

Não sabemos o dia de amanhã. Por isso encontre disposição para arrepender-se dos pecados cometidos, para encontrar o Reino de Deus, e a uma nova vida. A Palavra de Deus é como espelho para  nossa consciência. Além disso, ela nos mostra a melhor forma de agir e se por acaso pecamos contra os princípios das Escrituras ela nos denuncia, de forma que ao cristão será altamente desconfortável a permanência em tal prática pecaminosa.

4. Evite e se distancie dos Pecados. 

Meditar é vigiar. O contato constante com a Palavra de Deus faz com que fiquemos atentos a qualquer influência à prática de pecados.

O cristão que ler sempre as Escrituras tem temor ao Senhor, que o desejo do seu coração é de sempre agradar a Deus. Isso não é medo, é Respeito



5. Atitudes para mudar.

Na leitura meditativa da Bíblia é importante que estejamos dispostos a mudar. Pois sempre estaremos aprendendo e nossa vida necessita de aperfeiçoamento em várias áreas: fé, ministérios, relacionamentos, entre outras coisas. Como diz o apóstolo Paulo em Filipenses 3:12 “Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus”. É importante termos continuamente o desejo de mudarmos e aperfeiçoarmos a nossa vida pela Palavra.


6. Exemplo a seguir.

A Bíblia tem instruções fundamentais para a vida do homem que crer e deseja andar nos caminhos de Deus. Mas também tem modelos a serem seguidos, tanto de um ponto de vista positivo como também negativo. Seguir o padrão de um homem de Deus que obedeceu e teve a aprovação Dele, bem como de um homem de Deus que desobedeceu e obteve do Senhor a desaprovação. Deus é muito sincero e transparente, e aprendemos com os acertos e com os erros dos seus servos. Os erros em nossas vidas é mais uma oportunidade de começarmos tudo de novo com mais inteligência e sabedoria.






7. Orações a fazer.

A Bíblia também nos ensina a orar.   Orações de clamor, de intercessão, de ousadia, de arrependimento e perdão, de gratidão,  louvor e adoração. Siga os exemplos dos pregadores bíblicos, e ore como eles.


8. Promessa para crer.

A Palavra de Deus está repleta de promessas, portanto precisamos conhecê-las e no apossar delas. No entanto, é pela leitura da Palavra que você verá realizadas em sua vida. “A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus”. ( Rm 10:17)


9. Motivos para agradecer. 

Através da leitura da Palavra de Deus percebemos vários motivos que nos levem a ser gratos. É pelo estudo da Palavra que vemos as  grandes obras do Senhor em nossa vida e o quanto, somos importante para Ele e com quanta consideração nos tem tratado. Ter um espírito de gratidão é uma virtude.


10. Aprender , Aprender , Aprender sempre

Não podemos parar nunca de aprender! Muitas vezes o princípio ensinado, não se encontra diretamente num versículo ou numa passagem, mas em seu conjunto, portanto se faz necessário observar o contexto para  entender o que precisamos aprender. Mas não se preocupe com isto, simplesmente leia e se coloque nas Mãos de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário